Emília Estivalet Broide

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS (1986). Mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSPUSP (2011). Doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Social da PUCSP. É professora do Curso de Especialização em Psicossociologia da Juventude e Políticas Públicas da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo FESPSP e professora convidada do Centro de Estudos Psicanalíticos de São Paulo – CEP. Foi professora do Curso de Psicologia da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – UNIJUÍ e das Faculdades Integradas de Guarulhos – FIG. Foi consultora da Associação Nacional de Trabalhadores e Empresas de Autogestão – ANTEAG trabalhando com a temática da tecnologia e inovação nos empreendimentos de auto-gestão nas cidades de Canoas/RS, Caxias do Sul/RS, Florianópolis/SC, São Paulo/SP e Recife/PE. Na área da Saúde atualmente trabalha na Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos na supervisão às equipes dos Núcleos de Apoio à Estratégia Saúde da Família (NASFs), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e Consultórios na Rua, abordando questões relativas aos processos de trabalho e atendimento aos usuários. Na Secretaria Municipal da Saúde de Guarulhos desenvolveu ainda programas voltados a abordagem dos determinantes sociais em saúde (diminuição das iniquidades, redução das violências, promoção da saúde e atividade física) e participação social .Foi ponto focal da Organização Pan-americana da Saúde – OPAS e Organização Mundial da Saúde – OMS nos projetos Rostos Vozes e Lugares (RVL), e Saúde Urbana (Urban HEART) de 2006 a 2011. Trabalhou como psicóloga no Grupo Hospitalar Conceição – GHC (1989-1999). Foi consultora do Ministério da Saúde no Programa Nacional de Humanização da Assistência Hospitalar – PNHAH (200-2001) e da Secretaria Estadual de Saúde no Programa Estadual de Humanização (2009). É consultora na área da Assistência Social, tendo desenvolvido trabalhos junto a diversas equipes nas cidades de São Bernardo do Campo/SP, Londrina/PR, Piracicaba/SP, Guarulhos/SP, Porto Alegre/RS e Barueri/SP. No terceiro setor foi consultora do Instituo Sou da Paz/SP. Foi presidente do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (1996-1998). É psicanalista, membro da Associação Psicanalítica da Porto Alegre – APPOA. Desenvolve atendimento clínico em consultório há 26 anos.

Currículo Lattes

Artigos:

2014

BROIDE, E. E.. POSSIBILIDADES DE SINGULARIZAÇÃO DO SUJEITO NAS POLÍTICAS PÚBLICAS: DO RESTO À CAUSA. Intellectus. Revista Acadêmica Digital da Faculdade de Jaguariúna, v. 27, p. 87-99, 2014.

2013

PRASSAD, A. ; GROOT, A. ; MONTEIRO, T. ; MURPHY, K. ; O?CAMPO, P. ; BROIDE, E. E. ; KANO, M. . Linking evidence to action on social determinants of health using Urban HEART in the Americas. Revista Panamericana de Salud Publica (Print), v. 34, p. 407-415, 2013.

2007

BROIDE, E. E.. As transferências nas políticas públicas de saúde e a criação de dispositivos clínicos institucionais. Revista da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, v. 32, p. 75-81, 2007.

2001

BROIDE, E. E.. Psicossomática. Correio da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, v. 1, p. 24-27, 2001.

2000

BROIDE, E. E.. A Psicanálise na Instituição Hospitalar. Correio da Associação Psicanalítica de Porto Alegre, v. 1, p. 24-27, 2000.

Anúncios

Um comentário sobre “Emília Estivalet Broide

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s